Treinamento Gerencial Básico leva ao crescimento profissional e de renda
Ao partir para uma nova experiência profissional, o balconista farmacêutico Wallace Oliveira Santos, de Itabuna, quer estar preparado para os novos desafios. Ele entrará em sociedade com a mãe, Ivanete Oliveira, em um armarinho comandado por ela há uma década, para dar uma guinada nos negócios e na renda familiar. “Eu fui ao Sebrae para ter acesso às informações estratégicas que me ajudarão a modernizar o negócio, com informatização, maquinetas de cartão de crédito, reforma do espaço e métodos adequados de gestão”, explica.
O empreendedor já está inscrito para o Treinamento Gerencial Básico (TGB), que começa na segunda-feira, dia 8, e prossegue até o dia 11 de abril, no Ponto de Atendimento do Sebrae, em Itabuna. A carga horária total é de 15h, com aulas diárias das 18h30 às 22h, e o investimento de R$ 70. “No início vou manter as duas atividades, como empregado de farmácia e empresário no armarinho, mas sei que é só questão de tempo. Com o que vou aprender nesse e em outros cursos, minha meta é me dedicar apenas ao negócio no futuro”, completa Wallace.
Os interessados em participar do curso podem se inscrever até segunda-feira, dia 8, nos Pontos de Atendimento do Sebrae em Ilhéus (Avenida Dois de Julho, 1039, Centro, 73 3634-4068) ou em Itabuna (Avenida Francisco Ribeiro Júnior, 198, 73 3613-9734). O analista do Sebrae, Michel Lima, explica que o objetivo do curso “é preparar os empreendedores com informações técnicas que ajudem na tomada de decisões e melhor administração dos empreendimentos”. O conteúdo do TGB inclui noções de Planejamento empresarial; Administração de vendas, financeira, de compras e estoque; Capital de Giro; Avaliação patrimonial; e Conceito de Administração de Marketing.
Quem já fez o curso atesta a eficácia do aprendizado. É o caso do administrador de empresas Gilberto Souza Tedesco, de 28 anos, e que trabalha há sete anos no setor financeiro de uma empresa de serviços médicos, em Itabuna. Ele participou de uma turma do TGB em 2012 e afirma ter crescido profissionalmente em conhecimento, formas de atuação e em renda. “O treinamento ampliou a minha forma de olhar o trabalho, me deu novas perspectivas de ação e já rendeu um aumento de 32% no salário. Penso em fazer outro curso no Sebrae, desta vez, mais voltado para a área de controle gerencial”, afirma.